Nossa História




HISTÓRICO DA EEB. “CATEQUISTA JOANA PENDICA”

       
Em 17 de outubro de 1912 com o nome de Escola Municipal de Pouso Alto, foi fundada a primeira Escola sendo o professor o senhor Antônio de Oliveira Antunes.

No dia 1º de abril de 1913 passou a se chamar de Escola Municipal do lugar Pouso Alto, sendo a senhora Almerinda Antunes dos Santos, a professora.

Em 17 de fevereiro de 1936, passou a ser chamada de Escola Municipal de Pouso Alto e a professora era Cecília Mendes de Oliveira.

A EEB. Catequista Joana Pendica teve seu funcionamento a partir de 1944. Segundo um documento encontrado e informações de pessoas da comunidade, com o nome de Escola Mista de Pouso Alto.
 
Em 1958 foi designada E.E.R.R. Joana Pendica.

Em 1976 teve autorização para o funcionamento da 5ª e 8ª séries passando a designar E. B. Catequista Joana Pendica.Pelo decreto Nº. 285 em 22/03/1976.

Em 28/03/2000 pele portaria 017 no diário oficial Nº. 163 de 05/04/2000 a escola passou a denominar-se Escola de Educação Básica Catequista Joana Pendica.      




           DADOS BIOGRÁFICOS DA PATRONA
    JOANA PENDICA





Filha de Thomé Machado Pacheco e Feliciana Pacheco Pinter nasceram Joana Pendica em 29 de junho de 1865, em Tubarão. 

Casou-se em 13 de junho de 1880 com Aureliano Pendica, político e tenente do Exército, falecido em Gravatal.  
 
Exerceu a atividade de professora, mas não recebeu os benefícios da aposentadoria, ou pensão com viúva de militar. No entanto, não tendo filhos, criou 10 (dez) sobrinhos, os quais sustentava com fruto do trabalho de costureira.

Apesar dessas múltiplas atividades, encontrou sempre tempo para o serviço de Deus, presença constante em sua vida diária, para prática da caridade cristã.

Dona de excelente cultura e sólida formação religiosa distribuía as mãos cheias os tesouros (seus dotes de solidariedade).

Durante 45 anos ministrou aulas de catequese, tendo sido a primeira presidente do Apostolado da Oração, fundado pelo Bispo D. José de Barros de Curitiba, em 1901, quando de sua primeira visita a Santa Catarina.
 
Presidiu e orientou a Pia União das Filhas de Maria, com especial devoção a Jesus e Maria. Introduziu a Coroação de Nossa Senhora no encerramento do mês de maio, e a do Sagrado Coração de Jesus no mês de junho. E que espetáculo de fé era as coroações, atraindo devotos de todos os quadrantes do município e localidades vizinhas.

Durante a construção da Igreja de Gravatal, organizava, ensaiava e apresentava peças teatrais – os chamados dramas – em benefício da construção, e com sucesso sempre repetido.

Introduziu o hábito de vestir como santos as crianças e jovens falecidos.

Sua carinhosa devoção se voltava para a comunidade, preferencialmente para as mais pobres. Vestia as noivas para casamentos, socorria com roupas as crianças necessitadas.

A cavalo, atendia aos doentes, fazendo-lhes limpeza nas casas, levando-lhes medicamentos, que obtinha com a Sra. Neném Zumblick, esposa de Norberto Zumblick, ambos de saudosa memória.

Tendo mudado de residência para a cidade de Içara, para onde se mudou um de seus sobrinhos, também lá apesar da idade avançada, continuou em missão apostólica, tendo granjeado o respeito e a amizade, mesmo admiração apostólica, tendo os içarenses a venerado como Santa. Seu túmulo é constantemente visitado por devotos do Sagrado Coração de Jesus, que vão solicitar graças por sua intercessão.

A comunidade de Gravatal, em penhor de gratidão, homenageou-a dando a EB. Catequista Joana Pendica de Pouso Alto, município de Gravata, o seu nome.

Uma feliz coincidência com o mês de junho, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus aconteceu em sua vida, tendo nascido e casado no mês de junho, e vindo a falecer também no mês de junho, dia 11.06.1953, com 88 anos.

Que exemplo de vida santa, possa servir de guia e inspiração para devotos cristãos e especialmente para o Apostolado da Oração


        

Nenhum comentário:

Postar um comentário